Léo Pinheiro pode ser a “bala de prata” da Lava Jato contra Lula, por Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – De volta à prisão, Léo Pinheiro pode vir a ser a “bala de prata” da Lava Jato contra Lula, caso feche um acordo de delação premiada com a força-tarefa. A colunista Helena Chagas apontou, em artigo publicado nesta terça (6), que a colaboração do ex-OAS interessa à toda a força-tarefa, incluindo Rodrigo Janot, que teve de suspender a delação por ter vazado menção ao ministro Dias Toffoli.

Até mesmo a defesa do empresário já concorda que sua delação é a chave para a liberdade. Se não entregar algo verdadeiramente valioso para a operação, corre o risco de ficar na cadeia como “troféu”, um exemplar de empreiteiro punido em decorrência da Lava Jato.

Por Helena Chagas

Prisão de Leo Pinheiro cria fato novo para retomar delação

Em Os Divergentes

Não se sabe ainda se a nova prisão do empresário Leo Pinheiro foi uma operação casada entre Brasília e Curitiba ou se foi um movimento solo do juiz Sérgio Moro e de sua força-tarefa. O inegável é que cria um ambiente favorável à retomada das negociações de sua delação premiada na Lava Jato, suspensa pelo procurador Rodrigo Janot após o vazamento de supostos anexos citando o ministro do STF Dias Toffoli.

O fato concreto é que, agora, a retomada da conversa interessa a quase todo mundo: ao próprio Leo, que precisa sair da cadeia e reduzir sua pena com a delação; a Moro e sua força-tarefa, que ainda correm atrás da bala de prata, aquela declaração cabal de que precisam para pegar o ex-presidente Lula; e ao próprio Janot, que precisa de um fato novo para rever sua atitude, que teve um efeito pedagógico positivo (os vazamentos se reduziram) mas lhe rendeu muita pancadaria sob a acusação de querer segurar as investigações.

Os únicos que não estão interessados na retomada das conversas da delação de Pinheiro são, obviamente, os muitos políticos citados, que vão bem além de Lula, incluindo PMDB e PSDB.

Como não há coincidências em investigações, tudo leva a crer que se tratou de uma combinação para montar o cenário para a nova negociação com o ex-executivo da OAS. No limite, pode ter sim uma reação de Moro e Curitiba contra Brasília, já que andam às turras. Mas o resultado dá no mesmo. Moro aproveitou um requerimento do Ministério Público de março passado sobre a destruição de e-mails de Pinheiro para decretar a nova preventiva. Aproveitou também a operação Greenfield, que levaria o empreiteiro em condução coercitiva para esticar sua permanência na cadeia.

Tudo indica, portanto, que vem novidade por aí. E, se os acertos não se concretizarem, Moro e os procuradores da Lava Jato já terão nas mãos o bode expiatório da Lava Jato, aquele empresário que, no final da narrativa, vai ficar preso para servir de troféu.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O LULA poderá reinvindicar,

    O LULA poderá reinvindicar, caso se sinta prejudicado e sofra qualquer tipo de penalidade, que uma nova avaliação seja feita PELA ONU E SEU TRIBUNAL!

    Caso se constate ser uma fraude, poderia aplicar penas aos investigadores e juizes deste caso.

    É em nosso favor que o LULA deve lutar POR JUSTIÇA!

    Quanto maior for a justiça, menores são as chances de arbitrio contra o povo!

     

    1. E a ONU ou a OEA iriam impor

      E a ONU ou a OEA iriam impor estas sanções aos juízes como? Mandando q Quinta Cavalaria invadir Brasília??? Meu caro, o Lula é um cidadão comum neste momento, está exposto a qualquer ação que a justiça considerar necessária, se ele se sentir de alguma forma prejudicado em sua defesa, o STF esta ai, como para qualquer outro cidadão!! Do mais, a OEA, a ONU ou o Papa Francisco, nada podem fazer…

      1. O sr. já está se tornando freguês ?

        Desde quando o Lula é um cidadão comum ? Pode não ter mais foro privilegiado, urdido pelos maus brasileiros, que estão sedentos do poder. É um homem estimado e muito bem visto pelo mundo todo, não somente no Brasil. Se aqui perdeu um pouco de popularidade, foi pq os maus brasileiros, os de 5a. categoria, como nossa mídia, o judiciário, políticos loucos por uma fatia de poder, eleitos com dinheiro de bancos e grandes empresas nacionais e internacionais. Resumindo, um bando de canalhas invejosos , que vivem pelo “money”, lambendo o pé de quem nunca fez nada de proveitoso pelo Brasil, apenas quer ficar com suas riquezas.

        A OEA, pode não ter condições de nada fazer, pois representam somente a vontade da gangue!

      2. Concordo com a Lenita. O Lula

        Concordo com a Lenita. O Lula não é um cidadão comum, razão pela qual está sendo  perseguido implacavelmente  na tentativa de matá-lo politicamente. E se sucumbir (morrer mesmo) em decorrência dessa avalanche, tanto melhor para essa turma. Quanto ao STF, esse tribunal já disse a que veio nessa questão.  Um recurso do ex-presidente não terá boa acolhida. Concordo com vc, porém, qto a ONU, a OEA e o Papa: nada podem fazer para mudar o rumo de tudo isso.

  2. Entregue os grandes mafiosos!

    Faria um bem à sociedade e ao país em geral se entregasse os grandes quadrilheiros do país: os demotucanos (Serra, Aécio, Richa, Marconi Perillo, Agripino, ACMs,…)

    1. E adianta?

      Por mais que sejam citados, denunciados, apontados, mencionados, GRAVADOS… os verdadeiros malfeitores e lesa-pátrias nunca, absolutamente nunca são realmente investigados. Há sempre uma gaveta amiga no caminho.

      Não há sequer um arremedo de justiça neste país.

      Para uns, cadeia sem delito nem prova, porque a literatura permite.
      Para outros, delito e prova sem cadeia, porque… não vem ao caso.

  3. Leo Pinheiro pode ser a Bala de Prat

    “Numa guerra a primeira vitima é a verdade”

    Nassif,

    Na minha opinião o Leo Pinheiro deve ressistir as investidas do Moro! afinal ele já rejeitou a delação anterior.

     

  4. A ditadura judicial

    Bumlai, Léo Pinheiro e Marcelo Odebrecht estão ou foram torturados para declararem alguma coisa que possa “legitimar” a prisão de Lula. Não tenho tanta certeza se estamos de volta a uma ditadura. Acho que nunca saimos dela de todo

     

  5. A bala de prata contra os

    A bala de prata contra os golpista, queiram ou não, logo chega. Já não enganam como os velho mofado das oligarquia, velha demente.

  6. Lula venceu!

    Depois do mar de investigações feitas até agora, essa nova tentativa não dará em absolutamente nada, motivo: Lula não tem nada a esconder se tivesse já teria aparecido. 

  7. Ora dizem que a LJ não

    Ora dizem que a LJ não precisa mais da delação de Léo Pinheiro porque já teriam “provas suficientes” contra Lula, ora dizem que a delação de Léo Pinheiro pode ser a bala de prata contra Lula…

    Que Lula já está condenado pela LJ todos já sabemos. Pelo visto falta apenas acertar quais provas serão utilizadas para isso. Afinal, para essa gente, os fins justificam os meios, certo?

    Pelo menos agora não se disfarça mais que o grande alvo, o troféu, do “time” de delegados, agentes, peritos, auditores, procuradores, juízes e jornalistas é (e sempre foi) a cabeça de Lula, custe o que custar.

  8. Prata ou latão?

    Como pode ser ou haver qualquer possibilidade de “bala de prata” ou coisa que o valha na cruzada do judiciário insurgente contra a lei e a democracia em busca de uma base de sustentação para denúncia contra o Lula? O que existe até agora é muito desperdício de dinheiro público em diligencias performáticas de agentes PÚBLICOS integrantes de órgãos, supostamente, de controle, totalmente sem controle e fora da LEI, empenhados em luta em causa própria convergente com interesses PRIVADOS dos seus comparsas, integrantes das quadrilhas de empresários sonegadores e lavadores de dinheiro ilegal, controladores de empresas de rádio, jornais e TVs que, nada mais são que locutores defensores de interesses de banqueiros agiotas, sintonizados a interesses internacionais espúrios. O que conseguiram até agora e está claro que não pararão por aí foi quebrar o país para assumir o controle político do país que jamais conseguiriam pelas vias democráticas, em eleições livres. Não é preciso ser um genio para entender isso. Eh só dar uma olhada em quem ascendeu ao poder por meio do GOLPE. Se já gastaram milhões em produção de matérias para a GLOBO/Mossack-Fonseca e tudo o que tem a apresentar são pedalinhos e um apartamento requalificado pela OAS que um dia foi objeto de interesse da Dona Marisa, eles ainda devem muitas explicações para justificar toda essa gastança que até agora só produziu efeitos desastrososos para o país em manobras de politicagem barata, da pior espécie.

    Pois bem. Quantas fazendas tem o Lula? Qual o montante que ele enviou para o exterior, em quantas contas bancárias de laranjas e empresas fantasma fundadas pela Brasif ou a Mossack-Fonseca? Com essa mesma lenga lenga, produzindo narrativas fantásticas em associação com as empresas corruptas de comunicação o judiciário já prendeu e destruiu a vida de inocentes e de suas famílias, como o Genoino, o Zé Dirceu, o João Paulo, o Delúbio Soares e tantos outros. Qual a fortuna que amealharam todos esses condenados? Quantos milhões de dólares foram rastreados e bloqueados nas contas milionárias desses inocentes condenados por corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha? Onde está o inquérito nº 2474 em que estava o Laudo nº 2828 da PF que comprovava que o Pizzolato não teve nem participação da liberação dos supostos R$ 73,8 milhões do BB para a Visanet para campanhas publicitárias que não teriam sido realizadas? Como é que os recursos supostamente desviados da sua destinação para uma empresa privada, como a Visanet, teriam ido parar em contas do PT e de partidos da sua base aliada e a Visanet não processou ninguém por esse suposto desvio? Como é que houve peculato se o dinheiro (que não foi desviado, ou a Visanet perdeu o dinheiro e calou-se) foi para a Visanet é destinado a pagamentos de campanhas publicitárias em contratos onde contratante e contratados são empresas privadas?

    Como canta aquela música da Gal, Onde está o dinheiro. 

    Embora muita gente acredite nessas fantasias das mil e uma noites que, graças a cara de pau do, então, PGR, Antonio Fernando de Souza, em sua denúncia de 2005, que tentou dar sustentação ao farsesco julgamento (?) do “Mentirão” (Hildegard Angel), tinha até os “…quarenta ladrões…”, e só faltava o Ali Baba, que seria o Lula, sem haver a materialidade do suposto delito, o dinheiro, a grana, o tal do “batom na cueca”, que comprove o crime, tudo não passa de uma fantasia grotesca que estão repetindo agora com essa farsa da Vaza a Jato.

    Na verdade, só porque uma vez em 2012 o STF conseguiu com inacreditáveis manobras e patranhas criar um tipo de criminoso jamais conhecido no Direito Penal, o CORRUPTO POBRE, não é admissível que aquela fraude seja aceitável como ato de justiça e passe a ser paradigma para outras patranhas de novos agentes criativos do judiciário venal. Não tem Globo/Mossack-Fonseca, com seus inacreditáveis arsenais de produção de calúnicas e difamações que possa sustentar tantas mentiras e fraudes por muito tempo.

  9. Lula tem de pedir asilo, cair

    Lula tem de pedir asilo, cair fora, o Brasil não tem mais jeito não, o mundo todo falando do golpe dia e noite e a mídia brasileira se comportando como se não tivesse acontecendo nada de errado, o objetivo é massacrar qualquer oposição, qualquer nome que possa ser uma ameaça em 2018, o Brasil será sempre um atraso permanente, isto aqui tem dono desde sempre, são eles, os FIESPs, os Globos, os Jornalões, os grandes bancos, os latifundiários, o agronegócio de exportação, diga-me o que o Brasil produz de importante, de valor agregado, dê os nomes de empresas brasileras que tenham um nome global no campo da inovação e da tecnologia, nada, nada, falem de algo positivo que saia da FIESP, da FIRJAN e de suas congêneres.

    Não produz nada, só “adevogado”, “dotô”, juros altos, os maiorres do mundo, politícos desclassificados, corruptos e golpistas, Dilma era um oásis no deserto da mediocridade da política brasileira, uma mulher séria e honesta engolida por uma conjuntura de crises,mais uma crise cíclica do capitalismo feudal brasileiro, predatório, violento,  golpista, reacionário e cheio de privilégios, e presa fácil do modelo de divisão intenacional do trabalho, forças terríveis e massacrantes se aliaram para forjar um processo de impeachment, construir na cara dura, no grito e no tapetão um enredo de crime de responsabilidade completamente farsesco e mentiroso, engendrado por mentes desocupadas de burocratas de um tribunal que em 200 anos jamais julgou irregulares as contas de presidentes irresponsáveis e perdulários.

    O tal tribunal caríssimo e cheio de burocratas metidos a especialistas em contas públicas jamais se preocupou em analisar seriamente nenhuma conta presidencial, mas, agora, numa clara inflexão ideológica e golpista resolveu incensado pelos holofotes reinterpretar conceitos de oraçamento e finanças públicas – como dizer que a meta fiscal deve ser cumprida no momento da suplementação orçamentária e não na execução financeira das despesas, que não fazia antes – somente para dar ensejo e argumentos para fomentar o golpe de estado, tudo isto claramente combinado com políticcos de quinta categoria, aparelhados para derrubar a presidente eleita. 

    Lula vai ser perseguido, caluniado, difamado, codenado e preso, um líder do porte do Lula não pode aceitar isto não, ele tem de pedir asilo alegando perseguição política, cerceamento de defesa, fraude processual, violência do estado contra ele e sua família e denunciar ao mundo, do exterior, a ação persecutória e  criminosa que estão lhe impondo, o estado brasileiro agora é um estado policial armado para destruir um político, os que estão no poder e os que pretendem assumí-lo em 2018 farão todo o possível para eliminar os adversários pontenciais e o Lula é a maior ameaça ao GRANDE GOLPE.

  10.  
    … Esta Helena Chagas é

     

    … Esta Helena Chagas é outra fofoqueira do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)…

    Aprendiz do papai!

    Ah, Helena, quem irá delatar o Janot &$ o ‘mor(T)o’?

  11. “Léo, me ajuda que eu te
    “Léo, me ajuda que eu te ajudo. Vamos direto ao ponto, sem delongas. Você será mantido em cárcere caso não colabore efetivamente com as investigações, OK?

    Tá aqui o depoimento que queremos que você pronuncie. Tá vendo os nomes aí? Queremos que você foque no nome Luís Inácio Lula da Silva. Compreendido?

    Dá uma lida e depois vamos colher o seu depoimento, OK?”

  12. Velho, é muito cinismo desse
    Velho, é muito cinismo desse Moro, mesmo.

    Juizeco parcial e intencionado.

    Reinvenção do Direito: em vez das provas antecederem prisões, o desejo de prender alguém motiva a busca por provas.

    E, mesmo que não encontrem as provas, em vez de arquivar o caso, vão abrindo novas frentes. Especialmente para intimidar o delator.

    É, mesmo que apareçam outros delatados, daí abafam o caso.

    É os midiotas não-pensantes aplaudem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador