Corrente de WhatsApp é transformada em fala de Lula pelo Estadão

Da Revista Fórum

Estadão transforma corrente de WhatsApp em fala de Lula
 
A frase “Se me deixarem solto, viro presidente de novo” nunca foi dita pelo petista e não passa de um meme que circula pelas redes sociais. Jornal a usou como se tivesse sido dita por Lula “a mais de um interlocutor”, sem citar nomes

O jornal O Estado de S. Paulo publicou, na manhã desta quarta-feira (9), uma matéria em que reproduz mais uma suposta fala de Lula. De acordo com a publicação da família Mesquita, o ex-presidente teria feito uma “avaliação positiva” da operação da Polícia Federal que o conduziu de forma coercitiva para um depoimento na última sexta-feira (4).

“A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo”, teria, segundo o jornal, dito o ex-presidente na coletiva concedida após o depoimento que prestou na semana passada.

A frase, no entanto, nunca foi dita pelo ex-presidente e não passa de uma corrente que circula no WhatsApp e em outras redes sociais, segundo o Instituto Lula. “Inventaram. Tiraram de corrente. Já conhecíamos a frase faz tempo”, disse à reportagem da Fórum a assessoria de imprensa do instituto.

No Facebook do ex-presidente, uma postagem já desmente a informação.

“A mensagem de apoio a Lula que o Estadão credita ao próprio ex-presidente é velha conhecida da ‪‎Equipe Lula‬: trata-se de corrente que circula o Whatsapp e os comentários no Facebook desde a sexta-feira. Na sanha de construir audiência usando o nome de Lula, o Estadão, que na tarde de hoje dedica 12 chamadas em sua capa ao ex-presidente, parece ter reduzido o critério para colher relatos anônimos sobre o que Lula disse ou deixou de dizer”, escreveu a equipe da entidade.

A partir da matéria do Estadão, a fala foi reproduzida também por outros portais, como Folha de S. Paulo/UOLExame e Valor.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. enterrem logo, cheiro insuportável

    Muitos artigos de jornais mundo afora tem como redator um computador, esqueceram reprogramar e desligar o moribundo estadinho?

    1. … pitadas de jpegs no

      … pitadas de jpegs no Facebook… promotores transloucados… E Voilá! La Gládio Tropical! O prato do próximo Domigão!

  2. Atributo de verdade – “deu na internet”

    Nos primórdios da internet, tudo começou com as malditas correntes de email. Qualquer email contendo as mais absurdas e inverossímeis informações ganhavam atributo de verdade, chegavam ao desvario de se referir aquilo como “…deu na internet, vi na internet”. Assim como nos anos 70 em diante, se não deu no Jornal Nacional, não aconteceu; se deu, verdade absoluta. Evoluímos. Evoluímos para os malditos Smartphones e suas correntes de WhatsApp. A população mais simples, não acessa o Facebook, ledo engano, tem como fonte de informação o amaldiçoado ZapZap. “Onde vc viu isso? Ora, ‘deu” no ZapZap”. Nada contra quem participe alegremente de dezenas de grupinhos que 6 da manhã começam “bom dia!!!’. Fala sério. Não participo de nenhum, nada, zero, é me botarem lá e eu sair imediatamente. 

  3. Pô, não foi dito pelo Lula

    Pô, não foi dito pelo Lula ?

    Estou replicando essa frase direto como sendo fala do Lula.

    Agora, fala a verdade. Pode não ter sido dito pelo Lula, mas que tem a cara do Lula,  ah ! isso tem.

    Eu crente que era o Lula zuando com a cara dos coxinhas !

  4. Exatamente! Eu a vi logo na

    Exatamente! Eu a vi logo na sexta, dia 4, no Face………….. E tem gente de todos os lados dizendo que é dele (pro bem ou pro mal)…………….. Internet é uma fossa sem fundo mesmo! kkkkkkk

  5. mais uma barrigada, que falta faz um diploma de jornalismo!

    mas os patrões, preferem esse resultado, a contratar gente qualificada. por isso hoje venderam menos que ontem, e amanhã venderam menos que hoje!

  6. audiencia é o que eles

    audiencia é o que eles querem…

    púbiico…o nome de lula chama público…

    e mentem pra cacete….

    inventam… supõem o que lula teria dito e mandam bala….

    crápulas é o que  são…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador