As pequenas coisas irritantes do cotidiano

Você é daquelas pessoas que ficam completamente irritadas quando alguém mexe nas suas coisas? Quem nunca bancou o sistemático e metódico? Esse deve ser um dos motivos pelos quais livros como Quem Mexeu no Meu Queijo? fazem tanto sucesso.

Todos somos um pouco obsessivos. Mas há quem consiga perder a compostura só porque “sua” cadeira foi usada sem permissão ou porque mudaram “seu” armário de lugar. No vídeo acima, de sacanagem, reformaram todo um escritório e colocaram uma microcâmera para ver o que acontecia no dia seguinte.

O estranhamento foi tão grande que todos mantiveram a civilidade. Mas e se tivessem mudado só uma mesa? O que o dono faria?

Pense no seu cotidiano. A quantos microdetalhes você se apega? Que influência eles têm sobre seu estado de humor? Quantos deles são justos e quais são a mais completa frescura?

Num grau avançado, o hábito de ser exageradamente sistemático pode acabar levando à chamada síndrome do micropoder. O fenômeno surge quando tentamos demarcar nossos territórios e defendê-los nas pequenas coisas. Não somos o CEO, não tomamos grandes decisões. Mas queremos ser ditadores de um pequeno feudo. E qualquer coisa pode parecer um indício de que ele pode ser invadido.

Num ambiente desse tipo – geralmente cheio de funcionários antigos -, a melhor coisa que poderia acontecer é uma mudança como a retratada no vídeo. Todos os dias.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador