Inversão de pauta dá briga no Senado

Da Época

Sarney e Demóstenes Torres batem boca no Senado 


O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tiveram um forte desentendimento durante a sessão plenária desta terça-feira (6).

A discussão começou após Sarney colocar em votação um requerimento do governo que invertia a ordem de votações do dia, tirando de votação a Emenda 29 e colocando em pauta a Desvinculação das Receitas da União (DRU). O governo fez a manobra para constar o prazo de discussão da DRU, mas não debateu a matéria, passando para a votação do código florestal. Ao facilitar a tramitação da DRU, o governo também conseguiu atrasar a tramitação da regulamentação da Emenda 29, uma das demandas da oposição.

A manobra irritou Demóstenes Torres, que acusou Sarney de ter descumprido o entendimento entre líderes do governo e oposição. O jornal O Globo explicou o desentendimento.

Com o dedo levantado e gesticulando, Demóstenes disse que a inversão não poderia ter sido aprovada. “A presidente (Dilma Rousseff) disse: vamos tratorar. Mas uma coisa que baliza nossa atuação (aqui) é a palavra! O entendimento feito está sendo rasgado. É burlar, de maneira torpe, o entendimento”, disse Demóstenes.

Sarney estava na Mesa e Demóstenes embaixo, no plenário. Visivelmente descontrolado, Sarney desceu da Mesa acompanhado do senador Fernando Collor (PTB-AP) e partiu em direção de Demóstenes. “Você me deve desculpas! Você me respeite!”, esbravejou Sarney para Demóstenes, de dedo em riste e sendo contido por Collor para que não avançasse mais.

Após a discussão, Sarney pediu que a palavra “torpe” fosse retirada dos anais do Senado. Demóstenes, por sua vez, pediu a palavra e se desculpou pelo uso da expressão.

Foto: André Coelho/Agência O Globo

Bruno Calixto

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador