STF marca para terça-feira julgamento que pode libertar José Dirceu

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (2) a retomada do julgamento do pedido de liberdade do ex-ministro José Dirceu, preso por determinação do juiz federal Sérgio Moro na Operação Lava Jato. Dirceu está preso desde agosto de 2015 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Na sessão, os ministros voltarão a discutir a validade da decretação de prisões por tempo indeterminado na Lava Jato. Na sessão da semana passada, houve apenas um voto, o do relator, Edson Fachin, a favor da manutenção da prisão. A sessão foi interrompida para ampliar o prazo para que os advogados de Dirceu e do Ministério Público Federal (MPF) possam se manifestar. Faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Em seu voto, Fachin concordou com os argumentos utilizados por Sérgio Moro para manter a prisão de Dirceu e disse que há várias provas de “corrupção sistêmica” na Petrobras, fato que deve ser interrompido pelas prisões preventivas.

Em maio do ano passado, José Dirceu foi condenado a 23 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Na sentença, Moro decidiu manter a prisão preventiva. Posteriormente, o ex-ministro da Casa Civil teve a pena reduzida para 20 anos e 10 meses. Ele foi acusado de receber mais de R$ 48 milhões por meio de serviços de consultoria, valores que seriam oriundos de propina proveniente do esquema na Petrobras, de acordo com os procuradores da Lava Jato.

Defesa

No STF, a defesa de Dirceu sustentou que o ex-ministro está preso ilegalmente e deve cumprir medidas cautelares diversas da prisão. Os advogados também argumentam que Dirceu não oferece riscos à investigação por já ter sido condenado e a fase de coleta de provas ter encerrado.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carta Capital de hoje, coluna Andante Mosso, por Maurício Dias

    Ironia da cela 

    O manifesto Projeto Brasil Nação, informalmente chamado de Lista do Bresser em referência ao economista, aproxima-se rapidamente do número de 10 mil subscritores. Todos se identificam pela profissão. 

    Um deles, no entanto, quebrou a regra e buscou na ironia uma saída para sua própria situação: “Presidiário/Agente do Fidel”. Assim se apresenta o ex-deputado Zé Dirceu. 

    Resultado de imagem para zé dirceu

  2. A Lava a Jato e seus

    A Lava a Jato e seus mistérios: se José Dirceu recebeu R$ 48 milhões onde ele meteu esse dinheiro? Comprou imóveis, depositou no exterior, adquiriu ações e/ou outros bens fungíveis, fazendas de gado? É evidente que o aparato repressivo escrafunchou a vida do ex-ministro de cima a baixo. Nada passou, nem passaria desapercebido. Também pelo que se sabe ele não devolveu nem em parte essa dinheirama. 

    Informações há de que quiseram até penhorar a casa da sua genitora. Então, onde estão esses milhões? 

    Sou pessimista(ou realista, a depender da perspectiva): esse STF covarde e tendencioso não terá peito para soltar o José Dirceu mesmo que as objeções feitas por esse ministro Fraquim, digo, Fachim sejam ridículas, para não escrever desonestas.

    Ora, essa justificativa de corrupção sistêmica na Petrobras se sustenta em que factualmente? Quer dizer que mesmo depois da Lava a Jato o processo ainda subsiste naquela empresa, portanto há riscos do JD reincidir na prática? 

    Sinceramente, só não escrevo um palavrão daqueles em respeito ao GGN. Covardia e contemporização pode não ter limites; pelo menos no STF. Mas palhaçada tem. 

  3. Quando eu ver!
    Dirceu não é

    Quando eu ver!

    Dirceu não é apenas um preso político; Dirceu é um símbolo. Tão resistente quando Lula.

  4. Alguém, por favor, avisa o

    Alguém, por favor, avisa o ministro que a tal corrupção sistêmica na Petrobrás está a pleno vapor: ativos sendo vendidos a preço de banana em fim de feira, sem licitação; extinção da exigência de conteúdo nacional; vendendo a empresas estatais estrangeiras e para algumas envolvidas em altas falcatruasinternacionais.  Isso tudo nas barbas de todo o judiciário, congresso e mídia. E deve estar rendendo bem mais que 48 milhões

  5. As vezes dá um cansaço à

    As vezes dá um cansaço à realidade.

    Dirceu continuará preso por uma única razão: é essencial prisioneiro político de fato, não jurídico de direito, portanto o julgamento será sempre político, não jurídico, como sempre, desde o mensalão.

    Quando vamos reagir e combate-los, com a política, denunciando e investindo contra essa justiça a la carte e os três globinhos que lhe dá sustentação midiática e não compactuando, como no impeachment golpista, com as formas e as normas jurídicas, previamente alinhavadas políticamente, como todo a realidade factual escancara.

    Qual a movimentação jurídica feita por qualquer petista indiciado e não indiciado, mesmo que reparações “pênalti sem goleiro”, que foram acatadas ou “vencedoras”? Lula perdeu até para o desbocado Istoriador villa, que o difamou “à cores e em três dimensões”. 

    A luta é política e a única arma é reagir organizando o povo, incrivelmente sem norte e agenda, para democraticamente manifestar-se e fazer pressão. Como pode Rui “Internista” Falcão continuar puxando o breque de mão do PT, no cargo de presidente? 

    Fora disso, é entregar o país ao caos social e a repressão.

  6. Infelizmente não guardo boas

    Infelizmente não guardo boas expectativas em prol de Dirceu. Ele, como Lula, também sofre perseguição, também da imprensa em geral. Todos tem em mente o que disseram os juizes naquele malfadado julgamento dirigido pelo ator joaquim Barbosa, que não conseguiu mais outro papel, e hoje vive de champanhe e caviar, usando seu apartamento de Miami, e sabe Deus aonde mais. Aquelas dores que o faziam sentar e levantar pra dizer a todos que mesmo morrendo ele mostrava ser um um funcionário exemplar parece que era também teatro, porque o cara tá melhor que muita gente, de boa.

  7. STF e suas moedas de troca…

    políticas……………………………………………………….

    se não libertar, caso clássico de condenação só para retirar méritos

  8. .

    Bumlai e outro foram soltos dia 25/04/14 sob recurso, mesma data que seria o de ZD .

    A apreciação do recurso de ZD fora “repedida” para o dia 02;/05/14, por “algum” problema referente a “interesse pessoal” do advogado de ZD, a audiência deste fora direcionada para o dia 02/04/17.

    A audiência de LULA com “aquele” juiz, seria dia 03/05/17.

    Estava tudo certo, há meses.

    Sem explicações razoáveis e justificáveisa pela PF a audiência foi adiada para o dia 10/05/17.

    Tudo isso representa mais uma encenação:

    ZD será solto antes da prisão de LULA.

  9. Por que está preso.

    O que não se levantou até aqui é qual a razão que o Dirceu está preso. Pelo que sei deu consultoria e deu nota fiscal de um serviço de alto nível  que estava amplamente capacitado.

    Há alguma outra razão, que não aquela que está preso porque é pt? 

    Como corrupção sistemática na petrobrás, se quem fez suruba ali foi o pmdb e psdb, eduardo cunha e aécio, que nunca foram do pt, e agora o governo temer que vende nas escondidas, isto a globo sabe fazer, esconder, a preço de banana as partes da petrobrás?

    Alguem pode ser preso pelo ódio que lhe devotam se há tantos que o admiram e sabem que o grande LULA, esta estrela do país, deve muito do que é ao Dirceu. É quase certo que é por ser tão importante que ele vem sendo condenado, sem provas de qualquer delito, mas não é indigno tal procedimento que nos causa tanto asco?

    Afinal o que dizemos que o prendem? Nada? Ele é o terrível bandido que nunca foi bandido?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador