Lira tenta intimidar ICL na justiça, que reage; confira ao vivo no 20 Horas desta quarta

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

"Um dos maiores vergonhosos [políticos] do país”, diz Eduardo Moreira ao GGN sobre o presidente da Câmara

Reprodução: Icl Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em mais uma tentativa frustrada de camuflar a realidade dos fatos – ou melhor dizendo, censurar – move ação na 24ª Vara Cível de Brasília contra o programa jornalístico ICL Notícias. Confira, hoje, ao vivo, no programa TVGGN 20 Horas os detalhes do caso com o jornalista William de Lucca, do ICL.

Para o apresentador Eduardo Moreira, essa atitude de Lira apenas confirma quem ele sempre foi. “Eu acho que isso mostra quem é o Arthur Lira. O lado positivo é que agora com o segredo de justiça não existindo mais, as pessoas todas estão se mobilizando como talvez nunca tenham se mobilizado para enfrentar esse que é um dos maiores vergonhosos [políticos] do país”.

Nos autos, a veiculação dos programas que repercutiram as denúncias que envolviam um auxiliar de Lira e os kits de robótica, o recebimento de propina no valor de R$ 106 mil através de um assessor, e as acusações feitas pela ex-mulher do presidente da Câmara, que apontam para o crime de violência sexual [confira o quebra-cabeça dos crimes elencados pelo GGN]. O juiz negou o pedido de Lira por configurar censura à liberdade de imprensa.

A ameaça, segundo Moreira, vem da maneira mais baixa possível. Em tutela de urgência e sob sigilo total, o processo requer uma indenização de R$ 300 mil por danos morais “para asfixiar o ICL financeiramente” e a retirada do programa e todos os 42 vídeos transmitidos publicamente que citam o nome do presidente da Câmara. 

“Quer dizer que o Lira pedia que nós fôssemos punidos sem sequer termos o direito de defesa e pedia para que a gente nunca mais pudesse falar algo sobre o Lira? Olha que loucura!”, desabafa Eduardo.

#To com ICL

Nas redes, internautas lançaram o #ToComICL, um abaixo-assinado em apoio ao programa, que repudia o processo movido por Lira e reitera a credibilidade do conteúdo noticioso que é veiculado pelo ICL. O manifesto já conta com mais de 70 mil assinaturas, em apenas 4 horas de circulação. 

“Ter um chefe de um dos poderes, ativamente, querendo calar um veículo de informação, simplesmente porque é capaz de reverberar notícias, todas elas de fontes creditadas que fazem um trabalho sério, já seria um absurdo, só que a ameaça vem da maneira mais suja possível”.

O ICL

O ICL (Instituto Conhecimento Liberta) é um programa jornalístico que veicula notícias diariamente, sobre o que acontece no Brasil e no mundo, de forma independente e apartidária.

Assista, ao vivo, pelo link abaixo:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu piso em ovos quando se trata de mídia sulista falando mal de político nordestino. Não tenho absolutamente nada que me dê segurança para defender Lira; nem mesmo seus adversários locais, como Renan. Mas, repito: fico de orelha em pé com tamanha campanha contra alguém que, bem ou mal, vem conduzindo um vespeiro, aparentemente sob controle.

  2. E a tutela de urgência foi concedida? O ICL deverá pagar os 300 mil? Cobre o Lira o que cobrar, o que ele fez não se apaga. E quanto mais ele quiser esconder mais vai aparecer. O que ele fez com a ex-esposa é inominável, e com a conivência do judiciário e da polícia local, todas no bolso do Lira. A ex- esposa do Lira vai ser o flagelo dele tanto quanto Nicéia Pita foi o flagelo do Celso Pita. Ele que aproveite as águas quentinhas que o cozinham devagar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador